terça-feira, setembro 11, 2012

Dos Pseudo Ilustres que mandam Estudos


Estes tipos que mandam estudos cá para fora, na mesma maneira, como eu todos os dias calço saltos altos. A lógica é a mesma.
Começa a ser mas é um bocadinho ridículo, a redução da população a algo tão parvo como "olha a escolaridade dos teus pais, vai influenciar a tua". Não, não vai. O que vai influenciar é a educação que eles tiveram. Isso sim. Os meus pais apenas têm a 4ª classe, nunca andaram de fato e gravata. O meu pai trabalhou na construção civil e trabalhou como motorista de táxi. Pagou-me um curso universitário numa faculdade privada, pagou-me livros e nunca me faltou nada para a escola. Por isso, não. As baixas qualificações dos meus pais não determinam o meu percurso. O que determina é o facto de o meu pai ser viciado no trabalho e gostar do que fazia durante anos. De se ter empenhado na minha educação e de eu também como muitas vezes fazia, levantava-me as duas da manhã (que era a hora que ele chegava) para lhe desejar boa noite. De não me deixar faltar as aulas, porque me apetecia. Do ter que ir, porque tinha que ir. De nunca ter feito birra porque estava doente. E quantas vezes eu fui para a escola com febre e fazia de tudo para os meus pais não apercebessem? Perdi a conta.

4 comentários:

  1. Não poderia estar mais de acordo.
    Escolaridade não tem nada a ver com educação. E carácter.

    ResponderEliminar
  2. Sim, esse estudo parece um bocadinho desfasado da realidade...
    Os meus pais bem queriam ter estudado, mas não puderam e também se ficaram pela antiga 4a classe e exame de admissão. Isso, e uma vida cheia de provações, não os impediu de garantir que as 3 filhas prosseguissem estudos até ao grau que bem entendessem. Foi sempre o objectivo de ambos e mesmo depois de reformado o meu pai continuava a trabalhar para me poder pagar o curso. Estamos todas eternamente agradecidas por isso, que nunca foi uma obrigação (para vingar as frustrações académicas dos nossos pais), mas sim o desejo de todas em evoluir académica e profissionalmente.

    ResponderEliminar
  3. Please take this picture down. This is personal and not only did you steal this, you failed to credit me.

    ResponderEliminar

escreve... vá lá... não custa nada... ;)