quinta-feira, agosto 25, 2011

Nunca percebi muito bem...

Sempre me fez uma determinada impressão as filhas tratarem os pais por você, e o contrário. Assim como também me faz uma determinada impressão trata os pais e os filhos mal. Esta mais ou menos equivalente. Tal e qual como tratar os namorados por você, não consigo perceber. O respeito não está na forma como nós nos dirigimos à outra pessoa, mas sim como falamos com a outra pessoa. Eu posso tratar a pessoa que mais me irrita por você, assim como faltar-lhe ao respeito.O respeito ganha-se, não se adquiri pela maneira de "trato". Uma coisa não implica a outra.

8 comentários:

  1. isso é bem verdade, não trato quase ninguem por voce. so mesmo pessoas que nao conheço.
    porque pra mim o respeito tambem nao esta no voce:D

    ResponderEliminar
  2. Tratar os pais por vocês e vice-versa faz-me imensa confusão... como se o "você" trouxe-se associado a educação, respeito (...)

    ResponderEliminar
  3. Eu percebo o que dizes e as minhas filhas também não me tratam por você. Já eu sempre tratei os meus pais por vocês. Não sei porquê, talvez uma questão de "respeito à antiga" que me foi sendo incutida. Mas por exemplo, tenho um colega a quem trato desde sempre por você, e no entanto é das pessoas com quem me dou melhor e com quem brinco bastante. Ah! E ele trata-me por "tu", mas eu já não consigo. :)

    ResponderEliminar
  4. Eu percebo o que dizes e as minhas filhas também não me tratam por você. Já eu sempre tratei os meus pais por vocês. Não sei porquê, talvez uma questão de "respeito à antiga" que me foi sendo incutida. Mas por exemplo, tenho um colega a quem trato desde sempre por você, e no entanto é das pessoas com quem me dou melhor e com quem brinco bastante. Ah! E ele trata-me por "tu", mas eu já não consigo. :)

    ResponderEliminar
  5. Também me faz confusão e mostra que não têm uma relação mais próxima porque quem é próximo não chama por você à outra pessoa.
    Só chamo você a pessoas desconhecidas que nunca vi de lado nenhum e à minha avó por uma questão de respeito por ser mais velha/idosa

    ResponderEliminar
  6. Pois isso de tratar os pais por vocês e vice-versa faz confusão até parece que existe ali alguma "barreira", mas não é por não tratar a pessoa por você que se deixa de ser ou menos educado e respeitador :)

    ResponderEliminar
  7. Pessoalmente não trato ninguém por 'você'; ou trato por 'tu', ou por 'senhor/senhora' ou então não uso especificamente a palavra "você" (tipo : "Podia-me dar o seu contacto", em vez de "Você podia-me dar o seu cntacto?")

    No que respeita aos meus pais, a minha mãe sempre tratei por 'tu', assim um 'tu' descarado; o meu pai, ao longo do meu crescimento não tratava por 'tu', mas tb não dizia "você"...mas pendia mais para o "voce"...

    Do mesmo modo que o 'você' não significa que se respeite mais, o 'você' também não siginifica que se ame menos ou que haja menos proximidade...depende de muitos mais factores que não são assim tão preto no branco, logo não devem dar origem a conclusões automáticas ;) A minha mãe trata o meu marido por "você" e abraça-o, ele anda com ela ás cavalitas, vêem desenhos animados juntos, são assim super apegados, cumplices um do outro como mãe e filho!

    Hoje em dia continuo a tratar a minha mãe por 'tu' descarado e o meu pai é um misto entre o 'tu' e o 'você', sem nunca dizer 'tu' nem 'você' :)

    Eles a mim foi sempre tu :)))

    ResponderEliminar

escreve... vá lá... não custa nada... ;)