quinta-feira, abril 28, 2011

O Livro (#02)


Isto é daquelas coisas que nunca se esquecem. O primeiro livro que eu li foi quando andava no Externato. Devia ter cerca de 8/9 anos, não muito mais que isso. Comecei só algo soft: a colecção dos Arrepios. Adorava aquilo.

Li-a Banda Desenhada, li-a tudo aquilo que me dava.

Entretanto, a madrinha do meu irmão tinha lá uma colecção de livros enorme. Era os livros da Patrícia, como eu os chamava, autora é a Julie Campbell, . Li a colecção cerca de 2 vezes, ela tinha os todos. Era cerca de uns 39.

A madrinha do meu irmão apercebendo-se da paixão que eu tinha pela leitura, no meu Aniversário, no Natal e na Páscoa oferecia-me sempre livros. Mas eram logo uns 3 ou 4. 

O gosto era tanto que eu chegava a ler o livro umas 5 vezes. 

Todos os trocos que eu conseguia arranjar iam para os livros. Lembro-me de levantar às 7 horas da manhã, com 10 anos, só para ir buscar pão, para ficar com os trocos, do dinheiro que o meu pai me dava. Como ele sabia para o que era, nunca me dizia nada. Dava o dinheiro ao meu pai para depois me comprar um livro. E eu sabia, que se eu lhe pedisse um, ele trazia-me mais uns dois ou três. 

Nisso sempre tive sorte. Ia mos a algum lado, pedia um livro, "já acabaste dos ler?" era sempre a pergunta dele. "Já sim, papá!", "Então vai lá buscar uns que gostes!".

E lá ia eu, toda contente.

8 comentários:

  1. Também sempre desde pequena que me davam livros e adorava :D

    ResponderEliminar
  2. Eu comecei a ler com os livros Uma Aventura e também li cada um que tinha várias vezes! Hoje em dia tento incutir este gosto em muita gente, miúdos e graúdos :)

    ResponderEliminar
  3. Hum... não me lembro do primeiro livro que li (já sou velha LOL) mas lembro-me do último: "Casadas com o poder" da Antje Windgassen, sobre as mulheres dos ditadores (biografias, claro!)

    ResponderEliminar
  4. eu começei pelos de Uma aventura ... e nunca mais parei :) ehehhe

    ResponderEliminar
  5. Eu comecei com os de Uma Aventura da Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada lol acho que ainda andam la por casa
    beijinhos vem ai a feira do livro :)

    ResponderEliminar
  6. ler é muito bom! ainda te dedicas à leitura? só faz bem (:

    ResponderEliminar

escreve... vá lá... não custa nada... ;)