quinta-feira, abril 21, 2011

Da Páscoa...

Por hábito, pratico a Quaresma. Já desde que era pequenina. Para quem não sabe é abdicar de algo que supostamente estamos habituados (carne) em dias específicos. Estes dias é a Quarta-Feira de Cinzas, todas as Sextas-Feiras e a Quarta, Quinta e Sexta da denominada Semana Santa (esta). Isto é vista como uma espécie de sacrifício por aquilo que Cristo fez por nós (a sua morte).

Esta conversa toda para chegar aqui. O facto de eu fazer, não implica que as outras pessoas façam. Obviamente, que se eu vou fazer peixe para mim, não vou fazer carne para outra pessoa. No entanto, não invalida o facto, de que se quiserem cozinhar outra coisa, não o façam. Estão à vontade. Se quiserem, querem. Se não, façam-no. Na mesma medida, em que se formos comer fora, eu peço peixe, e quem estiver à minha volta come o que quiser. E não tenho nada que fazer qualquer comentário. Achava eu, na minha pura ingenuidade que sim, eu até estava correcta. Até que me disseram que a parva era eu.

Isto tudo porque o meu Sogro fez anos a um Sexta-Feira e fomos jantar fora. Eu como não me importo de comer peixe fora de casa, pedi chocos. O B. sempre disse que nunca comia peixe fora de casa (uma mania como outra qualquer. Eu, por exemplo, não como sopa fora de casa). Obviamente, que ele foi obrigado a comer peixe. Claro está. E tinha que comer porque tinha que comer. Nem davam hipótese.

Afinal onde é que anda o respeito pelas outras pessoas? Ele existe mesmo, ou é só mesmo treta? Cada um não deve ser livre para respeitar e para ter as suas próprias crenças? 

Eu pensava que sim... mas se calhar sou eu, que não sou normal.

8 comentários:

  1. Há que respeitar a opinião e os principios das outras pessoas.

    ResponderEliminar
  2. Lá está... Cada um tem a sua convicção... Este ano... Pela primeira vez em 32 anos comi carne na Quarta-Feira de Cinzas... Nunca mais me lembrei... Senti-me mal, porque gostava de cumprir pelo menos este dia... Vamos ver se amanhã não faço asneiras***
    Boa Páscoa!!!

    ResponderEliminar
  3. Nunca liguei a nada disso, mas respeito quem o faça...são opções!

    ResponderEliminar
  4. Eu não deixo de comer carne porque não é algo que goste particularmento. deixo é de comer doces nesses dias ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu tambem respeito a quaresma, apesar de peixe para mim nao ser sacrificio nenhum, prefiro peixe a carne,e entao sacrifico tambem outras coisas que realmente goste
    beijinhos
    e uma Feliz Pascoa

    ResponderEliminar
  6. Eu não professo nenhuma religião, nem sequer fui baptizada em nenhuma, mas respeito imenso a fé de cada um. Eu própria tenho imensa fé em Deus. Muita mesma.

    ResponderEliminar
  7. eu não tenho muita atenção a isso mas aqui em casa se não nos esquecermos até cumprimos mas cada um com a sua crença não se pode obrigar ninguem!
    **

    ResponderEliminar
  8. A Quaresma são os 40 dias que antecedem a Páscoa, é um período em que os cristãos devem preparar-se para a ressurreição de Cristo, não são dias específicos da semana, são mesmo os 40 dias que antecedem o Domingo de Páscoa e não consiste em não comer carne, consiste em cada um fazer aquilo que acha necessário para se preparar e para mostrar compaixão por aquilo que Jesus passou antes da sua morte.

    O comer peixe em vez de carne é algo pessoal.

    Antigamente não se "podia" comer carne por crença, achava-se que ao estar a comer carne se estava a comer Cristo... Hoje em dia já se faz por hábito.

    Hoje em dia cada um faz o seu sacrifício, não comer doces, rezar todos os dias, bla bla bla, é algo pessoal.

    Até porque para muita gente comer peixe a todas as refeições era um regalo e aí perdia-se todo o sentido daquilo que de facto é a Quaresma. Eu adoro peixe por isso para mim é óptimo comer peixe em qualquer ocasião.

    Eu acho que se deve respeitar as crenças de cada pessoa, os sacrifícios que cada um quer fazer.

    Pessoalmente já não ligo à Quaresma e lá por casa também não, o máximo que fazem é não comer carne na sexta-feira Santa o que para mim é óptimo =P

    ResponderEliminar

escreve... vá lá... não custa nada... ;)